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Canal de Comunicação e Due Diligence

Temas são muito importantes na área de compliance

20/04/2020 09:34 | Última Atualização 20/04/2020 09:35

A implantação e gestão de um canal de denúncias, chamado também de canal de ética se tornou peça fundamental para sustentabilidade do negócio. Além disso, se bem estruturado, com o objetivo crucial de identificar ineficiência não só operacional, mas também estratégica e claro, estabelecendo sua ampla divulgação, contribui de forma ímpar para a identificação de "pontos cegos" no dia a dia de um processo, ou ainda, de uma gestão introspectiva como forma de apoiar os acionistas na condução de uma melhor administração, corrigindo assim processos, sistemas e arrisco a dizer até pessoas, que de forma não condizente com os valores da empresa permeiam continuamente para o não desenvolvimento do negócio. Para este item em especial, a nomeação de pessoas com experiência, ou ainda, o desenvolvimento daqueles que não a tem, deve ser criterioso, pois sem a maturidade necessária para lidar com determinados assuntos, pode colocar este canal em total descrédito, fazendo assim o movimento contrário ao atingimento do objetivo principal, colocando o trabalho inicial, ou até, de anos em xeque. Com isso, tanto colaboradores como parceiros passam a não acreditar que tem uma esperança para apoiar a empresa em sua capacidade de melhoria.

Em se tratando de Diligência, esse assunto já não é novidade para nenhum setor em especial, a fim de dar o mínimo de segurança antes de se iniciar qualquer relação comercial na tomada de decisão assertiva, ela se torna extremamente relevante na demonstração de que controles internos mínimos devem estar incorporados ao gerenciamento de riscos de uma empresa. O mercado já não aceita a justificativa de que devido a empresa ser "micro" ou pequena não há necessidade, ou não tem "braço", para que se contemple esse tipo de ação.

O processo de melhoria contínua precisa ser considerado de forma a alinhar através da criação de indicadores específicos para cada departamento e num movimento intenso para se atingir o planejamento estratégico previamente desenhado, em minha opinião, deve ser senão "o", um dos pontos de partida para que o negócio se torne minimamente sustentável.

Importante destacar que na Unimed Fesp a estrutura de GRC conta com os processos acima citados e com outros que o mercado já conhece bem, além de uma estrutura de Auditoria Interna totalmente segregada desta frente com o objetivo de manter sua total independência. Para nos apoiar e buscar a consolidação da cultura de GRC houve também a nomeação de um representante de cada área, seja ela, Operacional ou de Apoio chamados de Agentes de Compliance, em que através deste canal de comunicação criado em suas respectivas frentes é possível disseminar a cultura, trilhar conhecimentos específicos junto destes, assim como, estabelecer uma parceria fundamental para consolidar o planejamento ao resultado que se busca, principalmente em se tratando da marca internamente, junto ao mercado e a sociedade como um todo.

Me arrisco a afirmar que todas essas exigências dos reguladores vêm trazendo um movimento nada silencioso, porém enriquecedor e necessário de quebra brusca de paradigmas ao se perceber tantas  possibilidades de sinergia junto à sociedade, especificamente do setor que estamos discorrendo - médicos que atuam inclusive nas tarefas administrativas e já identificam a necessidade de integração 360º (clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros de negócio, etc.) como forma de obter alavancagem junto ao mercado seja nos resultados ou ainda na imagem que quer passar em prol da ética, transparência, valorização do ser humano e sem deixar de citar o sentimento de "dever cumprido".

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