Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksHospital-Unimed-Sul-Paulista-utiliza-inteligencia-artificial

Hospital Unimed Sul Paulista utiliza inteligência artificial

Robô Laura é mais um investimento para melhoria dos serviços

31/07/2020 12:19 | Última Atualização 31/07/2020 12:19

O Hospital Dr. José Silva Dantas Filho, da Unimed Sul Paulista, implantou um sistema de inteligência artificial: a robô Laura, que atua no monitoramento dos pacientes, desde a entrada até a efetiva alta hospitalar.

Na prática, as equipes médica e assistencial registram os dados dos pacientes no prontuário eletrônico e a robô Laura vai monitorando e informando à equipe qualquer alteração não prevista. Por meio de indicadores com sinais e cores, o monitoramento acontece de forma permanente e on-line em painéis conectados à base da enfermagem.

Inteligência artificial
A Laura aprende a interagir com a equipe assistencial, acompanhando a evolução dos pacientes, mostrando resultados e alertando quando necessário.

A robô monitora permanentemente informações como: idade, antecedentes médicos, tempo de internação, entre outras informações que demonstrem os sinais vitais do paciente.

Ela trabalha para a identificação precoce dos riscos de infecção grave (Sepse), que é uma doença silenciosa e mata uma pessoa a cada um minuto e meio no mundo.

Uma publicação em revista científica apontou que a Laura reduziu de 305 para 280 minutos o tempo médio de atendimento a pacientes com risco de infecção hospitalar, ajudando a salvar vidas.
A inteligência artificial não dorme. A qualquer sinal de deterioração ou alteração clínica, a robô imediatamente “chama” a equipe.

Do PA à UTI, a robô faz o monitoramento completo para acompanhar se o protocolo está sendo seguido de maneira adequada.

Camila Moura, consultora responsável pelo projeto do prontuário eletrônico da instituição, esclarece que a Laura ajuda a prevenir riscos. “Ela capta informações, analisa e, se identificado algum risco à saúde do paciente, comunica à equipe de saúde – ela não toma decisões, mas é um importante apoio à equipe, pois organiza o fluxo de processos e, diante de qualquer alteração, emite um alerta. É a inteligência artificial a serviço da saúde”, explica a consultora.
 
Conforme a gravidade, o sistema gera dois tipos de alerta: o vermelho e o amarelo. Lembrando que os dados reavaliados pela equipe assistencial, devem ser atualizados no prontuário para que a Laura faça novas avaliações.
 
A importância da robô está na detecção de deterioração clínica, no acompanhamento dos protocolos e no monitoramento permanente dos processos inseridos pela equipe assistencial.
Com a Laura, é possível cuidar melhor de cada paciente, evitar danos e reduzir custos – por meio das análises preditivas, pois antecipa em até 12h o alerta de deterioração clínica, possibilitando a intervenção antecipada. Dessa forma, a robô auxilia o time assistencial a otimizar os resultados clínicos.
 
“A Laura é uma colaboradora em permanente alerta. Nada escapa ao seu monitoramento”, explica o presidente da Unimed Sul Paulista, Dr. Marcos Cunha. “É mais um investimento na qualidade de atendimento em nosso Hospital”, finaliza.

Laura é a primeiro robô gerenciadora de riscos do mundo, criada no Brasil e já em Itapetininga, graças à parceria de inovação com a Unimed Fesp.
Outras Notícias

 

 

Unimed Sorocaba realiza aula de pós-graduação em APShttp://portalantigo.unimedfesp.coop.br/unimed-sorocaba-realiza-aula-inaugural-de-pos-graduação-em-atencao-primaria-a-saudeUnimed Sorocaba realiza aula de pós-graduação em APS
TESTE 2http://portalantigo.unimedfesp.coop.br/teste-2TESTE 2
SAC Presencial está de casa novahttp://portalantigo.unimedfesp.coop.br/sac-presencial-esta-de-casa-novaSAC Presencial está de casa nova
Oficinas de MBE iniciam os estudos de 2016http://portalantigo.unimedfesp.coop.br/oficinas-de-mbe-iniciam-os-estudos-de-2016Oficinas de MBE iniciam os estudos de 2016

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2019 - Unimedfesp.com.br - Aviso geral de privacidade e proteção de dados Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016