Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksNegociacao-de-insumos-em-tempos-de-pandemia

Negociação de insumos em tempos de pandemia

Escassez e elevação dos custos marcam o cenário

04/06/2020 14:37 | Última Atualização 04/06/2020 14:38

A atuação na gestão de OPME (órteses, próteses e materiais especiais) e medicamentos de alto custo é desafiadora no âmbito de operadora de plano de saúde.

O crescente aumento dos custos em saúde é impactado por vários fatores cuja relevância não pode ser ignorada, tais como o progresso técnico-médico, difusão e incorporação de novas tecnologias, extensão da expectativa de vida, complexidade das múltiplas modalidades de comercialização, fraudes, desperdícios, entre outros.

Dados do Ministério da Saúde indicam que em 2018 o custo com a saúde pública no Brasil chegou a R$ 131,2 bilhões e, de acordo com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), os gastos com a saúde privada representaram quase 60% do total do custo mencionado.

Ante o cenário visivelmente desafiador e dispondo de recursos finitos, o Núcleo de OPME da Unimed Fesp tem por missão atuar nas análises e negociações de materiais e medicamentos, o que é feito por meio da regulação técnica e garante qualidade no serviço prestado aos clientes, transparência nas ações e eficiência na condução dos processos.

O trabalho junto às equipes multidisciplinares, por sua vez, merece lembrança, por se tratar de ferramenta imprescindível e que auxilia na manutenção da gestão sustentável, com vistas a evitar custos desnecessários.

Outro ponto de destaque é a manutenção do desempenho do time ainda que em teletrabalho. A alta produtividade da equipe foi ratificada pelo forte compromisso nas dispensações dos medicamentos oncológicos orais aos beneficiários que deles dependem.

A versatilidade e importância do núcleo puderam ser observadas com a pandemia de Covid-19 quando, embora reduzida a realização das cirurgias eletivas, fez-se a necessidade de implementação de ações estratégicas diferentes das habitualmente praticadas junto às Unimeds, de modo a melhor auxiliá-las e equipá-las para enfrentamento combativo da crise sanitária.

Como exemplo do aludido, realizamos compras conjuntas de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscaras cirúrgicas e testes de exames Covid-19, com distribuição em 85% das Unimeds do estado de São Paulo.

O impacto da escassez de insumos hospitalares nos impulsiona, diariamente, na busca por novos fornecedores com condições comerciais aceitáveis, sempre em atenção às legislações vigentes.

Desde o início da pandemia, observamos elevação drástica nos preços desses produtos, falta de matéria-prima no mercado nacional, oferta de materiais com baixa qualidade e origem duvidosa, muitas vezes necessidade de recorrer à importação com altíssima variação cambial.

 Diante dessas mudanças e desafios, nosso foco é manter a eficiência na gestão, por meio de práticas sustentáveis que reduzam o aumento nos custos.​

Outras Notícias

 

 

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2019 - Unimedfesp.com.br - Aviso geral de privacidade e proteção de dados Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016