Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksTelemedicina-ja-e-realidade-na-Unimed-Sul-Paulista

Telemedicina já é realidade na Unimed Sul Paulista

Diversos médicos cooperados adotaram a prática

03/02/2021 16:18 | Última Atualização 03/02/2021 16:18

Após meses de treinamento e habilitação dos médicos, a Unimed Sul Paulista já tem contabilizado vários beneficiários que optam pelo atendimento médico por meio da tecnologia da telemedicina.  

Tudo começou quando, há mais de 5 anos, a telemedicina foi implantada no atendimento intensivo de pacientes internados no Hospital Dr. José Silva Dantas Filho, da Unimed Sul Paulista, em Itapetininga. Recurso foi o primeiro do Sistema Unimed a adotar o suporte de TeleUTI da Telemedicina do Einstein, de uma equipe de emergencistas experientes, que compartilha conhecimento e proporciona o que há de melhor em assistência à saúde. 
 
Em maio de 2020, os primeiros médicos da Unimed Sul Paulista concluíram o treinamento básico de atendimento por Telemedicina, ministrado pela Unimed Fesp. 
 
O aprendizado envolve uma série de fatores, como: 
- Adequação técnica (qualidade da conexão, configuração de câmera e áudio); 
- Ambientação (aparência do local, instalações); 
- Comportamento (privacidade de ambos os lados, apresentação física); 
- Formalização (assinatura digital para receituário, arquivo do prontuário); 
- Entre outras questões que garantam o sigilo e a eficiência do atendimento. 
 
Dra. Tânia Oliveira conta experiências muito positivas com a modalidade telemedicina de atendimento. “Tive atendimentos com pacientes antigos, com um acompanhamento muito eficaz. Uma paciente, com mobilidade reduzida, enviou fotos e exames com antecedência, o que ajudou muito na agilidade do atendimento. Por vídeo, pude observar a paciente, verificar aparência e fazer perguntas... a anamnese não foi prejudicada. O que permitiu uma consulta plenamente satisfatória para o problema do paciente”, contou. 
 
Dra. Tânia também falou sobre situações, igualmente positivas, com clientes novas. “É uma situação muito clara: eu e o paciente. Trocamos impressões, ouço relato das patologias e podemos desenvolver uma conversa com a mesma eficácia que temos no consultório físico”, explica a médica. Quando houver necessidade do médico realizar contato físico, a telemedicina pode ajudar no retorno e/ou no acompanhamento do paciente. 
 
Também há que se considerar a importância da equipe do médico. A secretária do consultório da Dra. Tânia, Cristiane conta que faz a conexão antes de efetivar a consulta. “Nós ajudamos a realizar a conexão, indicar o melhor local, mais iluminado, por exemplo, e preparar para deixar a médica e o paciente com privacidade que permita a melhor consulta”, diz Cristine, que aprova o modelo, com seus vários anos de experiência auxiliando médicos. 
 
“Não há como negar o avanço deste serviço. É irreversível, por ser muito ágil, dispensar locomoção e permitir que uma consulta se realize com toda segurança e eficiência”, conta a Dra, especialista em Clínica Médica e Medicina do Trabalho, dedicada à medicina há mais de 20 anos como cooperada da Unimed Sul Paulista. 
 
Especialidades 
Na Unimed Sul Paulista, já estão habilitados mais de 15 médicos em diversas especialidades, que incluem cardiologia, vascular, dermatologia, otorrino, pediatria e outras. 
 
A lista completa está sendo atualizada com a crescente formação de mais médicos à telemedicina. 
 
Para utilizar a telemedicina, basta ser beneficiário da Unimed Sul Paulista.
Outras Notícias

 

 

Unimed Sorocaba realiza aula de pós-graduação em APShttp://portalantigo.unimedfesp.coop.br/unimed-sorocaba-realiza-aula-inaugural-de-pos-graduação-em-atencao-primaria-a-saudeUnimed Sorocaba realiza aula de pós-graduação em APS
TESTE 2http://portalantigo.unimedfesp.coop.br/teste-2TESTE 2
SAC Presencial está de casa novahttp://portalantigo.unimedfesp.coop.br/sac-presencial-esta-de-casa-novaSAC Presencial está de casa nova
Oficinas de MBE iniciam os estudos de 2016http://portalantigo.unimedfesp.coop.br/oficinas-de-mbe-iniciam-os-estudos-de-2016Oficinas de MBE iniciam os estudos de 2016

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2019 - Unimedfesp.com.br - Aviso geral de privacidade e proteção de dados Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016