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Unimed Assis realiza treinamento a Comitê e Facilitadores da Ouvidoria

Ação proporcionou diálogo, atualização e valorização

11/12/2020 18:08 | Última Atualização 11/12/2020 19:08

​​No dia 4 de dezembro, a Unimed Assis realizou um treinamento para os colaboradores que são membros do Comitê e Facilitadores da Ouvidoria. A ação envolveu cerca de 15 participantes, profissionais alocados nas áreas de interface com a Ouvidoria, orientados a estreitar o relacionamento e agilizar as respostas ao cliente. 

Os Facilitadores da Ouvidoria são profissionais com habilidades relacionais, senso de urgência e que entendem da importância do cliente e do papel da Ouvidoria para a organização, explica Élida Granado, ouvidora da Unimed Assis. Cada facilitador fica responsável por responder apenas às demandas referentes ao seu setor de atuação. 
 
De acordo com Alexandre Diogo, presidente do IBRC, o facilitador tem como propósito ser em sua área um representante da Ouvidoria, recebendo, tratando e devolvendo com qualidade máxima as demandas que dela advenham, sendo, portanto, parte fundamental da cadeia de serviço desse setor na função principal de transferir continuamente o foco do cliente para a organização. É também um multiplicador do foco do cliente, agente de disseminação desses conceitos, capazes de gerar valores alinhados com a excelência relacional, cujo caminho final é a transformação da cultura organizacional, fazendo emergir uma empresa orientada ao cliente, sob a égide da certeza de que serviço é respeito. 
 
Já o Comitê da Ouvidoria é formado por um grupo de colaboradores que atua em defesa e com foco no cliente. Para esses colaboradores são apresentadas as demandas de área, para as quais devem ser elaborados planos de ação ou projetos de melhoria com prazo determinado, metodologia e monitoramento de execução. De acordo com Élida, os planos de ação ou projetos de melhoria possuem diferentes formatos, como plano de comunicação institucional, treinamento de colaboradores, revisão de procedimentos e processos internos, entre outros. 
 
Segundo Élida, o objetivo do treinamento foi oportunizar o diálogo e atualização dos colaboradores, além de valorizar o trabalho desempenhado por cada um. “O treinamento teve o objetivo de mostrar aos membros do Comitê e dos Facilitadores da Ouvidoria a importância do trabalho deles para manutenção do selo de Ouvidoria de Excelência, com o foco no nosso cliente, ações voltadas para atender as expectativas dos nossos beneficiários quando eles procurarem a Unimed, desenvolvendo atividades primárias e secundárias”, explica. ​
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