Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksUnimed-Guarulhos-aposta-no-Jeito-de-Cuidar-para-aprimorar-recursos-humanos-e-operacao-

Unimed Guarulhos aposta no Jeito de Cuidar para aprimorar recursos

Objetivo é desenvolver lideranças e agregar valor à operação

28/01/2021 11:06 | Última Atualização 28/01/2021 11:06

​O ano de 2020 foi um dos mais complexos e desafiadores para a saúde suplementar devido ao surgimento e disseminação do novo coronavírus e dos impactos sanitários, econômicos e sociais provocados pela pandemia. Para isso, as operadoras tiveram que adaptar seu negócio para mitigar custos e oferecer mais valor para seus beneficiários. A Unimed Guarulhos não ficou para trás. Aliou seu sistema integrado de cuidados, que inclui dois hospitais, unidade de oncologia, centro de diagnóstico, medicina preventiva e uma rede de médicos cooperados e recursos credenciados, ao cuidado em gestão de pessoas. “O valor humano é o nosso maior diferencial. São as pessoas que fazem da Unimed maior e mais humana e reconhecida pelo cuidado e prestação de serviço”, conta a gerente de Operações, Rafaela Flamino. 

Preparando a terra 
A aposta da Unimed Guarulhos é associar os valores do programa Jeito de Cuidar, disponível para as singulares desde 2013, à gestão por competência. Gestão por Competências é um processo participativo, com foco no desenvolvimento dos colaboradores. O processo inicia-se na admissão e percorre por toda a jornada do profissional na instituição. “Iniciamos o programa por aqui em 2017 porque nós acreditamos na competência técnica do nosso time e confiamos que o conhecimento técnico pode ser adquirido, seja pelos treinamentos que oferecemos ou dispositivos que criamos para a continuidade do trabalho ou por cursos complementares. Agora, competência comportamental você desenvolve. Nós acreditamos nas pessoas e trabalhamos para criar um ambiente propício a isso que gere valor ao cliente, ao cooperado e a todos os agentes do nosso negócio”, conta Flamino. 
 
Plantando a semente 
Agora, em 2021, a operadora busca associar o programa Gestão por Competência com o Jeito de Cuidar da Unimed para desenvolver colaboradores e lideranças com foco em melhorias e resultados. Sendo assim, a Unimed Guarulhos promoveu a sensibilização de sua diretoria executiva e gestores para que, ao longo do ano, o projeto possa ser implementado e impactar a cultura da cooperativa. “Processo de cultura é invisível, por isso, precisamos trazer o colaborador para o centro. O modelo de cooperativa é esse, somando esforços por um único objetivo”, justifica a gerente de Operações. 
 
Regando a terra 
Alinhar estratégia, processos e expectativas da organização, com práticas de gestão de pessoas e aos papéis de gestores e colaboradores, é o primeiro passo para possibilitar que cada parte entregue o resultado esperado e agregue valor e qualidade para a cooperativa, que assim poderá reconhecer as contribuições dos colaboradores que nela trabalham. É por isso que, para 2021, a operadora guarulhense conta com um robusto projeto de implementação de gestão por competências baseado na conscientização, planejamento, sensibilização, revisão de processo, desenvolvimento, desdobramentos e novas atitudes. “Somos agentes de transformação e queremos que outros também sejam. O que buscamos é que o colaborador tenha a identidade da Unimed. Que ele seja próximo, gentil, humano e que saiba encantar e gerenciar suas emoções”, acrescenta Rafela. 
 
Enraizar 
A cultura organizacional tem o papel de construir relações entre os colaboradores e permitir a consolidação da identidade da instituição. Esse é um trabalho a longo prazo que envolve práticas, valores e comportamentos. “O mercado está cada vez mais competitivo e um movimento está transformando o olhar das organizações para competências. Na Unimed Guarulhos, elas estão alinhadas à nossa vocação para cuidar de pessoas, traduzida no Jeito de Cuidar Unimed. Pessoas são o nosso diferencial, nossa aposta. Afinal, quando nossos colaboradores estão em sintonia e engajados o trabalho prospera”, conta Flamino. 
 
Cultivando vidas 
Nesse sentido é que a Unimed Guarulhos acredita na transformação das pessoas para que elas transformem a cooperativa. Apostando em competências essenciais, que é a aplicação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, gera-se um resultado que transmite valor para os agentes envolvidos na operação. 
 
As competências essenciais são: Coopera para Crescer – que procura desenvolver uma visão sistêmica em suas lideranças, compartilhando conhecimento, confiança e um ciclo contínuo de aprendizado, promovendo a diversidade e o valor aos indivíduos; Busca pela excelência – que instiga possibilidades do negócio, senso crítico, inovação e adaptação aos novos paradigmas sociais; Encanta o cliente – que busca a flexibilização, o respeito, a empatia e a resiliência entre seus agentes para a experiência do cliente em nossos serviços, com um entendimento de que ele seja surpreendido em suas expectativas; e, por fim, Gerencia emoções – que olha para o equilíbrio da razão e das emoções daqueles que fazem a Unimed Guarulhos ser o que ela é. A última competência visa reconhecer e entender o impacto dessas características nas atitudes do dia a dia de seus colaboradores. “Com isso, esperamos desenvolver lideranças positivas e com um propósito claro, que é um jeito de cuidar. Quando falamos de cuidado, falamos também de ter atitude para solucionar, acolher e estar presente a serviço do outro e que olhe para a cooperativa como um todo”, explica a gerente de Operações. 
 
Florescer 
Para implementar e desenvolver a gestão por competências com o Jeito de Cuidar Unimed, a Unimed Guarulhos desenhou processos para verificação do cumprimento dos objetivos e metas e conta com apoio do SESCOOP e da Unimed do Brasil para realizá-lo. “Todo o processo envolve a diretoria, as gerências, a coordenação, supervisão e colaboradores. É em conjunto que iremos fazer uma Unimed Guarulhos mais sólida e mais humana para todos os agentes do nosso negócio”, explica a gerente. 
Outras Notícias

 

 

Unimed Sorocaba realiza aula de pós-graduação em APShttp://portalantigo.unimedfesp.coop.br/unimed-sorocaba-realiza-aula-inaugural-de-pos-graduação-em-atencao-primaria-a-saudeUnimed Sorocaba realiza aula de pós-graduação em APS
TESTE 2http://portalantigo.unimedfesp.coop.br/teste-2TESTE 2
SAC Presencial está de casa novahttp://portalantigo.unimedfesp.coop.br/sac-presencial-esta-de-casa-novaSAC Presencial está de casa nova
Oficinas de MBE iniciam os estudos de 2016http://portalantigo.unimedfesp.coop.br/oficinas-de-mbe-iniciam-os-estudos-de-2016Oficinas de MBE iniciam os estudos de 2016

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2019 - Unimedfesp.com.br - Aviso geral de privacidade e proteção de dados Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016