Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksUnimed-Santos-lamenta-morte-de-Camargo-Barbosa

Unimed Santos lamenta morte de Camargo Barbosa

Médico foi idealizador e primeiro presidente da Cooperativa

03/11/2020 11:36 | Última Atualização 03/11/2020 12:36

​A história do cooperativismo médico terá sempre um nome em realce: José Luiz Camargo Barbosa. Sua partida aos 91 anos de idade (28/10), vítima de complicações da Covid-19, foi profundamente lamentada na Unimed Santos, cooperativa que ele idealizou em 1967 e da qual se tornou o primeiro presidente. 

“A Unimed Santos sente-se profundamente consternada. Que dizer quando um chamado interrompe a vida e leva pessoa tão significativa para nós?”, indagou Claudino Guerra Zenaide, presidente da Cooperativa. Em nome da diretoria, Guerra agradeceu as condolências e reafirmou méritos de Camargo Barbosa, como líder pioneiro, médico cooperado e cirurgião exímio. 
 
“Para nós, fica o exemplo maior de conduta, de sentido e de essência, daquele que, para combater a mercantilização da medicina, propôs a criação da União dos Médicos, Unimed, no ano de 1967”, observou Guerra Zenaide. “Sua proposta fez surgir o embrião do Sistema Unimed, hoje o maior sistema de cooperativas de saúde do mundo e maior rede de saúde suplementar do Brasil”. 
 
REFERÊNCIA 
Nascido em Santos, em 10 de dezembro de 1928, José Luiz Camargo Barbosa formou-se médico pela antiga Escola Paulista de Medicina (atual Unifesp), em 1953. Cursou residência médica em Cirurgia Cardiotorácica, com o renomado cirurgião Arthur Domingues Pinto, e tornou-se referência nesse tipo de intervenção cirúrgica. Na Universidade de Dusseldorf, Alemanha, especializou-se e ampliou conhecimentos. 
Atuou na Santa Casa de Misericórdia de Santos por 66 anos, grande parte deles como diretor clínico. Foi indicado e eleito primeiro presidente da Unimed Santos porque, na época da fundação da Cooperativa, aos 39 anos de idade, Barbosa já era um nome reconhecido e respeitado. 
 
HOMENAGENS 
Com a mesma conduta séria e responsável, conduziu a primeira gestão da Unimed Santos (1967-1968). Voltou à presidência em períodos posteriores (1973-1974 e 1974-1976) e, com a Cooperativa se expandindo a cada dia, percebeu que não conseguiria conciliar a prática da medicina e da presidência da Unimed. 
 
Optou pela carreira médica e, integrado o quadro de cooperados, contribuiu para fortalecer a marca Unimed. “Na qualidade de cirurgião excepcional, foram milhares as cirurgias e as vidas salvas. Seu valor humanitário é incalculável, e sua atuação traduz exemplo maior de compromisso com a saúde e a defesa da vida”, destacou Guerra Zenaide. 
 
No passado mês de agosto, o primeiro presidente foi homenageado com a criação Núcleo de Governança Clínica Dr. José Luiz Camargo Barbosa. Na entrega das instalações, o homenageado visitou o local e se emocionou ao ver seu nome eternizado na placa que identifica o espaço de saúde preventiva. 
Outras Notícias

 

 

Unimed Sorocaba realiza aula de pós-graduação em APShttp://portalantigo.unimedfesp.coop.br/unimed-sorocaba-realiza-aula-inaugural-de-pos-graduação-em-atencao-primaria-a-saudeUnimed Sorocaba realiza aula de pós-graduação em APS
TESTE 2http://portalantigo.unimedfesp.coop.br/teste-2TESTE 2
SAC Presencial está de casa novahttp://portalantigo.unimedfesp.coop.br/sac-presencial-esta-de-casa-novaSAC Presencial está de casa nova
Oficinas de MBE iniciam os estudos de 2016http://portalantigo.unimedfesp.coop.br/oficinas-de-mbe-iniciam-os-estudos-de-2016Oficinas de MBE iniciam os estudos de 2016

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2019 - Unimedfesp.com.br - Aviso geral de privacidade e proteção de dados Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016