Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksUnimed-Santos-normatiza-o-uso-da-telemedicina

Unimed Santos normatiza o uso da telemedicina

Avanço é resultado de parceria com a Fesp

03/08/2020 10:40 | Última Atualização 03/08/2020 10:40

​A utilização da telemedicina está normatizada na Unimed Santos, com o suporte das decisões do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre o tema. Mudanças e necessidades impostas pelo novo coronavírus levaram a Cooperativa a proporcionar a alternativa aos cooperados.

O Jeito de Cuidar Unimed Santos agora inclui a plataforma Amplimed, um software desenvolvido por médicos, que proporciona a telemedicina, inserida em um sistema mais amplo de prontuário eletrônico e de gestão do consultório. O avanço é resultado de parceria com a Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Unimed Fesp).

O Amplimed conecta médicos e pacientes de maneira segura, por chamada de vídeo. A ferramenta possibilita a telemedicina síncrona, em tempo real, mediante link de acesso à consulta enviado ao paciente, independentemente de onde estiver.

Em paralelo à chamada de vídeo, o médico tem acesso ao prontuário e dispõe de campos para agregar novas informações geradas na anamnese. Há possibilidade de anexar documentos e exames em tempo real. Receita e atestado podem ser emitidos com a assinatura digital e validação ICP Brasil, o sistema brasileiro de certificação digital. 

Responsabilidade
O diretor de Relacionamento e Atendimento ao Cooperado da Unimed Santos, José Bento Toledo Piza, acompanha de perto o processo de disponibilização do novo recurso.

“Há toda orientação para que a ferramenta seja usada utilizada de forma responsável e inserida nos parâmetros legais. Mais do que o recurso da telemedicina, estamos oferecendo um sistema de gestão de consultório, o que nos deixa bastante satisfeitos pelo avanço proporcionado”, enfatiza Toledo Piza.

Como condição para praticar a teleconsulta na Unimed Santos, o cooperado deve participar de um curso on-line sobre telemedicina, oferecido pela Fesp. O objetivo é capacitá-lo para a adoção adequada das novas tecnologias digitais, dentro dos princípios éticos da medicina e buscando garantir atendimento de qualidade aos pacientes.

O gestor Antonio Roberto de Souza Filho informa que o Departamento de Apoio ao Cooperado (DAC) oferece todo o suporte presencialmente para a implantação do Amplimed e para sanar eventuais dúvidas posteriormente.

Satisfação
A cirurgiã Sílvia Miguéis Picado Petrarolha, especialista em cabeça e pescoço, foi a primeira cooperada Unimed Santos a ter o Amplimed instalado em seu consultório. A médica já dispunha de um sistema de gestão virtual e a nova plataforma absorveu as informações, com migração automática dos dados.

Na relação com o paciente, Sílvia observa facilidades, principalmente para os que moram em outros municípios e dependem de longos deslocamentos, o que complica devido à pandemia.  Quanto à interação por vídeo, considera muito positiva.

Para Sílvia, a consulta presencial, com o uso de equipamentos de proteção, sem aperto de mão, sem aproximação afetuosa, tornou-se mais fria e distante. “Na consulta on-line, observo que o paciente fica mais à vontade. Às vezes tem filhos, mostra a família, cria mais empatia”, destaca. Quando identifica que a consulta presencial é necessária, o agendamento é feito.

O cooperado Maurício Zenaide avalia que a telemedicina é uma ferramenta a mais, que complementa o dia a dia do médico.

“Na minha especialidade, a ortopedia, não tem como substituir completamente o atendimento presencial, dependemos do exame físico. Mas, é uma realidade e cada vez mais vamos usar a ferramenta para verificar um exame, acompanhar um tratamento, depois que o exame físico já foi realizado”, explica o ortopedista.

Maurício Zenaide ressalta que o Amplimed levou mais que a telemedicina para seu consultório. “O foco é um sistema de prontuário eletrônico, bastante completo e personalizável. Dentro do prontuário, temos acesso a um link que traz uma sala de vídeo, com todos os pré-requisitos que o atendimento em telemedicina requer, de sigilo e contato adequado”, conclui.
Outras Notícias

 

 

Unimed Sorocaba realiza aula de pós-graduação em APShttp://portalantigo.unimedfesp.coop.br/unimed-sorocaba-realiza-aula-inaugural-de-pos-graduação-em-atencao-primaria-a-saudeUnimed Sorocaba realiza aula de pós-graduação em APS
TESTE 2http://portalantigo.unimedfesp.coop.br/teste-2TESTE 2
SAC Presencial está de casa novahttp://portalantigo.unimedfesp.coop.br/sac-presencial-esta-de-casa-novaSAC Presencial está de casa nova
Oficinas de MBE iniciam os estudos de 2016http://portalantigo.unimedfesp.coop.br/oficinas-de-mbe-iniciam-os-estudos-de-2016Oficinas de MBE iniciam os estudos de 2016

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2019 - Unimedfesp.com.br - Aviso geral de privacidade e proteção de dados Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016