Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksUnimed-Santos-participa-de-homenagem-postuma-ao-seu-primeiro-presidente-

Unimed Santos participa de homenagem póstuma ao seu primeiro presidente

Placa eterniza méritos de José Luiz Camargo Barbosa

14/12/2020 12:21 | Última Atualização 14/12/2020 13:21

​Quem conviveu com o cirurgião José Luiz Camargo Barbosa (1928 – 2020) sabe quanto ele gostava de transmitir a seguinte lição de vida: “Obrigado por me ensinar a voar, mas solte as minhas asas”. A mensagem continuará associada a Camargo Barbosa, pois ilustra a placa assentada para homenageá-lo, no espaço Piano Bar, da Associação Paulista de Medicina (APM-Santos). 

A frase é uma referência a Fernão Capelo Gaivota, o pássaro-personagem de Richard Bach, que amava a liberdade e não se conformava com a mesmice, querendo ir além e fazer sempre melhor. Bem ao estilo de Camargo Barbosa, que recebeu a alcunha de Bisturí de Ouro, justamente porque sempre buscou a perfeição. 
 
Referências à “sapiência, integridade, ética e dedicação à arte médica” também constam na placa que homenageia o cirurgião, por iniciativa da APM, em parceria com a Unimed Santos e com a  Santa Casa de Santos. 
 
O ato de descerramento da condecoração foi restrito a poucos amigos, devido à pandemia, e contou com a presença emocionada da viúva Magali Camargo Barbosa. 
 
REFERÊNCIA 
“Esse nome vai ficar eternizado nesta Casa e neste espaço que ele tanto gostava de frequentar, de música, alegria e confraternização. É uma honra prestar essa homenagem à pessoa tão admirável”, declarou o cirurgião Antônio Joaquim Ferreira Leal, presidente da APM. 
 
“A despedida é inevitável, mas a luz não se apaga”, frisou o presidente da Unimed Santos, Claudino Guerra Zenaide, relembrando a inestimável contribuição de Camargo Barbosa, como aquele que lançou a ideia de criação de uma cooperativa, para unir os médicos e defendê-los da mercantilização da medicina. 
 
“Permanece em nossa memória o exemplo de pioneirismo, ética, capacidade e honestidade”, resumiu Guerra Zenaide. 
 
O diretor clínico da Santa Casa de Santos, Constantino Kader Conde, lembrou os 66 anos de contribuição ao hospital, como exímio cirurgião, sem perder a simplicidade. “Uma pessoa ímpar. Ele me ensinou a voar”, disse. 
 
MAGISTRAL 
Com a mesma conduta séria e responsável que marcou a carreira médica, Camargo Barbosa conduziu a presidência da Unimed Santos de 1967 a 1968). Voltou ao cargo em períodos posteriores, de 1973 a 1974 e de 1974 a 1976. 
 
Com a Cooperativa se expandindo, percebeu que não conseguiria conciliar prática da medicina e presidência da Unimed. Despediu de cargos de gestão na Unimed Santos, deixando exemplo de atuação ímpar e soltando as asas como cirurgião magistral. 
Outras Notícias

 

 

Unimed Sorocaba realiza aula de pós-graduação em APShttp://portalantigo.unimedfesp.coop.br/unimed-sorocaba-realiza-aula-inaugural-de-pos-graduação-em-atencao-primaria-a-saudeUnimed Sorocaba realiza aula de pós-graduação em APS
TESTE 2http://portalantigo.unimedfesp.coop.br/teste-2TESTE 2
SAC Presencial está de casa novahttp://portalantigo.unimedfesp.coop.br/sac-presencial-esta-de-casa-novaSAC Presencial está de casa nova
Oficinas de MBE iniciam os estudos de 2016http://portalantigo.unimedfesp.coop.br/oficinas-de-mbe-iniciam-os-estudos-de-2016Oficinas de MBE iniciam os estudos de 2016

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2019 - Unimedfesp.com.br - Aviso geral de privacidade e proteção de dados Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016