Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksUnimed-Santos-produz-conteudo-para-acompanhar-autistas-na-quarentena

Unimed Santos produz conteúdo para acompanhar autistas na quarentena

Vídeos foram produzidos pela equipe do MultiTEA

23/06/2020 10:53 | Última Atualização 23/06/2020 10:53

A equipe técnica do MultiTEA Unimed Santos continua presente no cotidiano dos pacientes autistas, mesmo daqueles que permanecem em quarentena. As profissionais se mobilizaram e produziram materiais, em formato de vídeo, para auxiliar a família cuidadora a dar continuidade ao processo de estimulação da criança.

"A plataforma foi criada para orientar e dar suporte aos pais. Consideramos essencial a manutenção do estímulo, para que a criança não perca o que já conquistou", enfatiza a psiquiatra Mailu Enokibara, coordenadora do MultiTEA da Unimed Santos.

A sigla designa o Núcleo Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista, serviço pioneiro na Baixada Santista e referência por alguns aspectos singulares: atuação multidisciplinar, intervenção ABA (Análise do Comportamento Aplicada) e estabelecimento de plano de ensino individualizado, com atenção exclusiva às necessidades de cada paciente.

ESTÍMULOS
Os materiais audiovisuais foram a alternativa encontrada no primeiro momento da quarentena, quando houve suspensão total dos atendimentos.  O acesso aos conteúdos é feito por meio do Portal Unimed Santos, mediante uso de senha própria.

Os 13 vídeos produzidos tratam de diferentes aspectos: estímulo à fala e à imitação, propostas de brincadeiras, atividades sensoriais, contação de histórias, incentivo às brincadeiras e orientação sobre como lidar com comportamentos inadequados, entre outros.

Para a criança autista, o brincar tem poder transformador e terapêutico, por isso o incentivo. A equipe compartilhou com os cuidadores ideias relacionadas ao envolvimento das crianças com as atividades diárias. As orientações incluem práticas que contribuem para o desenvolvimento da coordenação. As profissionais orientam para a imitação, por ser uma forma rápida e eficiente de desenvolver habilidades. Orientações sobre rotinas, como alimentar-se e tomar banho, integram os conteúdos disponibilizados.

Depois de se estruturar para as necessidades do momento, o MultiTEA retomou os atendimentos presenciais no dia 1º de junho, de forma reduzida, para evitar aglomerações, e com reforço dos cuidados de higiene. Já está sendo planejada uma nova série de vídeos, porque alguns pais optaram por manter as crianças em isolamento.  

INOVAÇÃO
No MultiTEA Unimed Santos, o atendimento envolve profissionais das áreas de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e pedagogia, sob a supervisão da psiquiatra Mailu Enokibara.

O programa terapêutico oferecido é variável, diferenciado, específico e adaptado a cada necessidade. Baseia-se, também, em avaliação contínua e na verificação de características individuais, família e contexto.

Os profissionais oferecem orientação e acompanhamento para que os estímulos às áreas de neurodesenvolvimento ocorram não apenas nas sessões terapêuticas, mas também na escola, no ambiente domiciliar, na atividade física e nas atividades lúdicas, entre outras situações cotidianas.

O autismo é reconhecido como espectro por envolver apresentações muito diferentes, com gradações que variam entre leves e graves. Em maior ou menor grau, as situações relacionam-se com dificuldades qualitativas de comunicação e de relacionamento social.  

Outras Notícias

 

 

Unimed Sorocaba realiza aula de pós-graduação em APShttp://portalantigo.unimedfesp.coop.br/unimed-sorocaba-realiza-aula-inaugural-de-pos-graduação-em-atencao-primaria-a-saudeUnimed Sorocaba realiza aula de pós-graduação em APS
TESTE 2http://portalantigo.unimedfesp.coop.br/teste-2TESTE 2
SAC Presencial está de casa novahttp://portalantigo.unimedfesp.coop.br/sac-presencial-esta-de-casa-novaSAC Presencial está de casa nova
Oficinas de MBE iniciam os estudos de 2016http://portalantigo.unimedfesp.coop.br/oficinas-de-mbe-iniciam-os-estudos-de-2016Oficinas de MBE iniciam os estudos de 2016

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2019 - Unimedfesp.com.br - Aviso geral de privacidade e proteção de dados Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016